Simulado 1 Direito Tributário e Empresarial

Pergunta 1:

A Teoria poliédrica de Alberto Asquini tem a empresa como um fenômeno econômico poliédrico, que compreende a organização dos fatores de produção: natureza, capital, trabalho e tecnologia. Esta é composta por múltiplos perfis: subjetivo, funcional, objetivo e corporativo. Sobre esses múltiplos perfis. Classifique a seguir: A Teoria poliédrica de Alberto Asquini tem a empresa como um fenômeno econômico poliédrico, que compreende a organização dos fatores de produção: natureza, capital, trabalho e tecnologia. Esta é composta por múltiplos perfis: subjetivo, funcional, objetivo e corporativo. Sobre esses múltiplos perfis. Classifique a seguir: 

I – PERFIL SUBJETIVO

II – PERFIL FUNCIONAL

III – PERFIL OBJETIVO

IV – PERFIL CORPORATIVO

 

(  ) A empresa se confunde com o próprio empresário (pessoa física) que exercita a atividade econômica de forma contínua e organizada. Pode ser uma pessoa física ou jurídica, sendo titular de direitos e obrigações.

(  ) Também chamado de patrimonial, foca-se no que é utilizado pelo empresário no exercício de suas atividades. Representa o complexo de bens da empresa.

(  ) Trata-se da dinâmica empresarial, ou seja, a atividade que o empresário ou a sociedade empresária exerce em seu cotidiano negocial.

(  ) Representa os colaboradores da empresa; os empregados que evidenciam esforços à consecução dos objetivos empresariais. Trata-se de um núcleo social organizado em função de uma finalidade econômica comum.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A: I-, II-, III-, IV.
B: III-, I-, II-, IV.
C: II-, I-, III-, IV.
D: I-, III-, II-, IV. ✔️
Pergunta 2:

O Código Civil Italiano de 1942 trouxe um novo sistema jurídico comercial expresso pela teoria da empresa. Para tanto, a teoria da empresa se aplica às diversas atividades econômicas em que o profissional produza e/ou comercialize bens e/ou serviços. Nesse contexto, a teoria poliédrica de Alberto Asquini tem a empresa como um fenômeno econômico poliédrico, que compreende a organização dos fatores de produção: natureza, capital, trabalho e tecnologia. Esta é composta por múltiplos perfis: subjetivo, funcional, objetivo e corporativo. A este respeito, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I - Perfil subjetivo.

II - Perfil funcional.

III - Perfil objetivo.

IV - Perfil corporativo.

(    ) Tem como foco o que é utilizado pelo empresário no exercício de suas atividades. Representa o complexo de bens da empresa.

(    ) Tem como diligente a atividade que o empresário ou a sociedade empresária exerce em seu cotidiano negocial.

(    ) Refere-se da atividade econômica de forma contínua e organizada. Pode ser uma pessoa física ou jurídica, sendo titular de direitos e obrigações.

(    ) Trata-se de um núcleo social organizado em função de uma finalidade econômica comum.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A: (    ) III – II – I – IV. ✔️
B: (    ) II – III – IV – I.
C: (    ) I – IV – II – III.
D: (    ) IV – I – III – II.
Pergunta 3:

Em nossos estudos Direito Tributário, na Unidade 3 .O autor Asquini citou que, o perfil corporativo tem uma acepção ultrapassada, que se sustentava a partir da ideologia fascista na época da edição do Código Civil de 1942. Neste contexto, de forma sintética, Ramos (2016, p. 12) resume os demais perfis da empresa. Leia a seguir e avalie as asserções, a respeito do caso hipotético apresentado.

I-... Quando quisermos fazer menção à empresa no seu perfil subjetivo, o correto é usar a expressão empresário (ex.: determinado empresário está contratando funcionários). Quando quisermos fazer menção à empresa no seu perfil objetivo, o correto é usar a expressão estabelecimento empresarial (ex.: um estabelecimento empresarial foi vendido por um valor muito alto).

PORQUE

II-... Quando quisermos fazer menção à empresa no seu perfil funcional, ou seja, como atividade, o correto é usarmos somente a expressão empresa (ex.: o objeto social daquela sociedade é a exploração de uma empresa de prestação de serviços de tecnologia). (grifos nossos).

Assinale a alternativa CORRETA:

A: A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
B: As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C: A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. ✔️
D: As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Pergunta 4:

O Simples Nacional é uma medida ligada ao Ministério da Fazenda do Governo Federal. Essa determinada legislação favorece microempresários, no sentido de que a coleta da sua carga tributária é menor. Também há o favorecimento na simplificação dos processos de cálculo e arrecadação dos impostos (BRASIL, 2018). Sobre as características principais do Regime do Simples Nacional : Efetue a leitura e classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas.

(    ) Possui a característica de ser facultativo; e ser irretratável para todo o ano-calendário.

(    ) Abrange os seguintes tributos: IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, COFINS, IPI, ICMS, ISS e a contribuição para a seguridade social destinada à Previdência Social a cargo da pessoa jurídica (CPP).

(    ) Recolhimento dos tributos abrangidos mediante documento único de arrecadação – DAS.

(    ) Disponibilização às ME/EPP de sistema eletrônico para a realização do cálculo do valor mensal devido, geração do DAS e, a partir de janeiro de 2012, para constituição do crédito tributário.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A: F-, F-, V-, V.
B: V-, V-, V-, V. ✔️
C: V-, V-, F-, F.
D: F-, F-, F-, F.
Pergunta 5:

Nos termos do caput do art. 134, as pessoas ali elencadas respondem solidariamente quando houver impossibilidade de exigência do cumprimento da obrigação principal pelo contribuinte e intervierem (inclusive, por suas omissões) nos atos. Sendo assim, a responsabilidade somente pode ser levada a efeito se o terceiro participar do fato gerador, assistindo o contribuinte ou atuando em seu nome.

Fonte: VELOSO, Tainá. Direito Tributário e Empresarial - Florianópolis, SC: Arqué, 2023.

Com relação a responsabilidades dos contribuintes, quando afirmamos que esses indivíduos responsáveis “Respondem pelos tributos devidos por estes.” De qual responsável pelo contribuinte estamos falando?

A: OS TUTORES E CURADORES;
B: O INVENTARIANTE;
C: OS ADMINISTRADORES DE BENS DE TERCEIROS; ✔️
D: OS PAIS;
Pergunta 6:

Os empréstimos compulsórios possuem fundamento constitucional no art. 148 da Constituição Federal.Essa espécie tributária só poderá ser instituída pela União. Da disposição constitucional citada, colhem-se três situações que possibilitam a instituição do empréstimo compulsório: a) calamidade pública, b) guerra externa ou sua iminência e c) investimento público.

Baseado nas hipóteses de empréstimos compulsórios, analise as afirmativas a seguir:

I-Calamidade pública: relacionada a eventos de casos fortuitos ou de força maior, atrelados a imprevisíveis eventos naturais ou de atuação humana.

II- Guerra externa:conflitos bélicos na esfera internacional, tendo na União nossa primeira fonte de proteção. Para essa autorização não será necessário o efetivo início da guerra, bastando a sua iminência.

III- Investimento público: a autorização para instituição nessa modalidade seria o caráter urgente, de interesse internacional do investimento.

Assinale a alternativa CORRETA:

A: Todas afirmativas estão corretas.
B: As afirmativas II e III estão corretas.
C: As afirmativas I e II estão corretas. ✔️
D: As afirmativas I e III estão corretas.
Pergunta 7:

Avalie as asserções a seguir, a respeito elisão e evasão fiscal:

I- Elisão fiscal é a economia tributária resultante da adoção de alternativa legal menos onerosa ou de lacuna da lei.

PORQUE

II- Evasão fiscal é a prática que contraria a lei,geralmente com é tida após a ocorrência do fato gerador, objetivando ocultar ou sonegar o pagamento do tributo.

Assinale a alternativa CORRETA:

A: A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
B: As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. ✔️
C: A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D: As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Pergunta 8:

Tratavam-se de presentes oferecidos a líderes e chefes, seja pela bravura, seja por questões de cunho religioso e outras crenças.

 

Direito Tributário e Empresarial / Tainá Veloso. - Florianópolis, SC: Arqué, 2023.

O texto acima faz referência a:

A: Fiscalização
B: Arrecadação
C: Gastos Públicos
D: Tributos ✔️
Pergunta 9:

Para Montoro (2014), as significações de “direito” subdividem-se em cinco categorias: “direito” significa a ciência do direito.

 

Direito Tributário e Empresarial / Tainá Veloso. - Florianópolis, SC: Arqué, 2023.

O texto acima faz referência a:

A:  Ciências ✔️
B: Norma
C:  Justo
D: Faculdade
Pergunta 10:

Para Montoro (2014), as significações de “direito” subdividem-se em cinco categorias.

Núcleo de Educação a Distância. VELOSO, Tainá. Direito Tributário e Empresarial / Tainá Veloso. - Florianópolis, SC: Arqué, 2023.

Selecione a alterna tiva que não apresenta a significação de direitos conforme Montoro (2014).

A: Faculdade: “direito” à lei, à regra social obrigatória. ✔️
B: Fato social: “direito” é considerado um fenômeno da vida coletiva.
C: Norma: “direito” à lei, à regra social obrigatória
D: Justo: “direito” significa o que é devido por justiça.
E: Ciência: “direito” significa a ciência do direito.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Anúncio

Anúncio